quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A noite em Coimbra (parte I)

Como já se sabe, Coimbra é uma cidade predominantemente universitária. Assim, a concentração de bares e festas é altíssima pela cidade. Até a Festa das Latas tem festa praticamente todos os dias, em todos os lugares da cidade. E a rua está sempre cheia. Depois da Festa das Latas a cidade se acalma um pouco, mas não totalmente, e as festas concentram-se nas terças e quintas. O final de semana em Coimbra beira o depressivo, pois praticamente todos os estudantes voltam às suas cidades, e os estrangeiros quase sempre aproveitam para viajar por Portugal ou pela Europa.
A grande maioria dessas festas se realizam nas praças públicas, ou até mesmo nas dependências da Universidade. São os chamados convívios. Assim temos o convívio de química, de matemática, de farmácia, de direito, de medicina, de engenharia, etc, etc, etc. E o melhor de tudo: a entrada é grátis.
Os bares/pubs geralmente não cobram a entrada nas festas. Quando o fazem, o preço é entre 2 e 5 euros. O chopp, aqui chamado de fino, custa em média 1 euro, e as doses de destilados na faixa de 3 euros. Ha ainda a opção da sangria, que é uma mistura de vinho com suco e frutas, cujo preço do copo é em média 1 euro. Caso prefira algo mais forte, é possível tomar os famosos "shots", que são doses de caxaça, absinto ou tequila (1 euro cada)
Em posse dessas informações o que um estudante piauiense com pouco dinheiro no bolso faz pra se divertir em Coimbra? Siga os passos:
1 - Vai ao Pingo Doce, escolhe o vinho mais barato e compra 2 garrafas pagando a fortuna de 0,79 euros por garrafa; Caso o orçamento esteja mais folgado, é possível escolher um dentre a vasta gama de vinhos ofertados em Portugal, com preços que variam dos 0,79 euros (Moita Velha) aos 4,99euros ( Vinho do Porto que no Brasil custa algo em torno de 60 reais). Mas pra que pagar 4,99 num vinho se eu posso pagar 0,79 em outro?!? Ah, antes que digam que o vinho de 0,79 é horrível, "deve ser veneno" ou algo do tipo, informo que é melhor do que qualquer "vinho de 15 reais" que se compra no Brasil.
2 - Munido de sua adega economicamente saborosa, toma os primeiros goles em casa, antes de sair;
3- Leva consigo a garrafa e vai a pé, bebendo seu vinho até chegar a porta do local planejado.
4 - O local planejado NUNCA é pago, pois pra que pagar se podemos entrar em outra festa de graça?
5 - Termina de degustar sua bebida do lado de fora, e então entra no local da festa.
6 - Com o decorrer da festa, caso sinta necessidade de reforçar o teor alcoolico do sangue, desembolsa a vultuosa quantia de 1 euro e bebe 1 shot pra finalizar a noite.
7 - Volta pra casa a pé, mesmo tarde da noite, pois pra que rachar um taxi se posso voltar pra casa de graça sem ser assaltado?
8 - Acorda no outro dia tranquilo, vai pra aula e fica mais feliz ainda quando lembra que com 2,60 euros se divertiu por uma noite inteira.

Fica para os próximos posts sobre a noite a descrição mais detalhada de alguns bares/pubs ou festas

Brasileirada no Bar do Bigorna, dia 11/10/09. Entrada grátis e distribuição de pipoca pra todo mundo



5 comentários:

  1. aehiaueheaiuhaeiheaiueui. resenha!!. ian

    ResponderExcluir
  2. ao meu amigo rui do bar bigorna,vai daqui um grande abraço de saudade dessa minha cidade que é coimbra e sem duvida....de nossa amizade.
    estou no brasil em salvador na bahia....porta aberta pra ti....rui !!!
    joao...( mgmsilva@live.com.pt)

    ResponderExcluir