quinta-feira, 22 de abril de 2010

"Com muito gosto"

"Com muito gosto".
Talvez tenham sido estas as 3 melhores palavras que eu ouvi cá em Portugal, justamente no dia em que  completo 7 meses em terras lusas. Explico: hoje fui encontrar com a Dra. Benedita em seu gabinete para efectuar as correcções no paper que apresentei esse semestre. A conversa durou 1 hora e meia, e foi do paper a amenidades como os preços do pingo doce e os Verões em Coimbra. O fato de ela ter me dado a notícia de que minha nota estaria entre o 15 e o 16 (numa escala de 0 a 20 - o que no Brasil pode parecer uma nota medíocre, mas pros padrões da Universidade de Coimbra é algo entre muito bom e óptimo) se tornou praticamente irrelevante depois que passamos a uma conversa sobre o meu tema de dissertação de mestrado.

Bom, cheguei aqui sem muita direcção sobre o que defender pra conseguir meu título de mestre. Uma ideia aqui, outra ali, mas nada de muito concreto. O fato é que isso já estava começando a incomodar, por que minha estadia aqui já esta acabando e tenho que ir pro Brasil levando o máximo de material que eu puder. E pra isso, era necessário definir um tema e arranjar um orientador. Expus uma de minhas ideias, que vinha amadurecendo, e ela já me deu muitas dicas do que abordar e de como abordar. Pra não ficar muito técnico não vou descrever quais as ideias nem quais as orientações que ela me deu, mas pra que fique um pouco mais claro pros juristas que lêem estas linhas, a minha ideia é abordar o uso abusivo do direito de acção. Não obstante ter me dado uma luz, tranquilizou-me bastante ao dizer que os mestrandos não têm que se preocupar em revolucionar o pensamento jurídico com uma dissertação de mestrado. Segundo a Dra.,  "o que nós queremos é uma história bem contada, uma investigação séria, e argumentos juridicamente fundamentados"
Não pára por aí: além de ter me dito que tirei uma nota boa no paper, que a minha ideia era viável, de ter me dado dicas do que abordar, perguntei-lhe  se aceitaria ser minha orientadora. Eis que ela simplesmente respondeu: com muito gosto. Já disse em outra oportunidade que sou fã da Dra. Benedita, assim já dá pra imaginar o tamanho da minha satisfação em tê-la como orientadora :D

E é com muitíssimo gosto que encerro esse post "comemorativo" de Sete inesquecíveis meses de Coimbra.

5 comentários:

  1. Ah, então parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Parabens...(2) na ausencia de uma palavra melhor a que mais se aproxima do nosso contentamento com a sua alegria...... PARABENNNNNSSSS . Sua alegria nos enche de jubilo.

    ResponderExcluir
  3. oown, querido, que ÓTIMO! fiquei aqui tão feliz por tii! sempre me orgulhando, mp! haha beijoo ;*

    ResponderExcluir
  4. "Cá" e "efectuar"... parabéns ao mais novo português de Teresina ;-)

    ResponderExcluir