quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dra. Maria Benedita

Já fiz alguns posts criticando a personalidade dos portugueses. Entretanto, este aqui tem finalidade diametralmente oposta. Vai aqui um punhado de linhas sobre a inspiradora Doutora Maria Benedita Urbano Malaquias

Quando decidi começar essa aventura de estudar aqui, tive uma pequena dúvida sobre qual área escolher: se direito processual civil ou direito constitucional. Apesar de gostar mais de processo civil e de ser uma área mais prática, o fator que pesou na minha escolha por direito constitucional foi a possibilidade de assistir aulas com o Dr. Canotilho.E então atravessei o atlantico, rumo a Coimbra, ó pá.
Não que o Dr. Canotilho seja um mau professor; O homem é uma enciclopédia, sabe de tudo e mais um muito mais. Já escreveu sobre tudo que se possa imaginar.
No entanto, pra mim, Dra. Maria Benedita Urbano, a mulher mais inteligente que eu já conheci, é uma professora bem melhor que ele. Apesar de achar a matéria do Dr. Canotilho (direitos fundamentais) mais interessante do que a da Dra. Benedita( instituições do poder político) , as aulas desta são bem mais contagiantes, seus comentários bem mais intrigantes, a oratória é melhor, além de ser bem mais crítica e rígida. Fora tudo isso, toda sua elegancia salta aos olhos. Não satisfeita com todas essas qualidades, é uma portuguesa muito simples e muito simpática. Conversa com todos os alunos de igual para igual; ouve e respeita nossas opiniões e não se envergonha de dizer que aprende muito conosco (especialmente sobre a realidade brasileira).
Hoje fiz a defesa do meu paper durante sua aula. Depois de passar a noite praticamente em claro ensaiando e cronometrando na frente do espelho, fui preparado pra apresentação. Atingi o objetivo principal, posto que respondi bem às perguntas centrais do tema. A Dra. concordou com meu posicionamento. O debate com os colegas também foi bom.(destaque para a participação do Arthur, que se referindo a mim, disse: "como o professor falou..." - uahauhahua). Mas não escapei de algumas críticas. Especialmente sobre uma página meramente acessória que pouco interessava ao trabalho, e que estava lá mais pra preencher espaço do que pra contribuir no desenvolvimento do tema. Mas fiquei satisfeito, até porque em todos os papers apresentados, por todos os alunos, ela fez alguma crítica. Comigo nao poderia ter sido diferente.
Hoje era o último dia de aula. Ao final, fui lá tietar tirando uma foto com ela. Depois fomos almoçar, e a professora foi conosco. Estava lá ela, uma doutora(na concepção mais positivista da palavra, pois efetivamente "doutor é quem tem doutorado") super respeitada na UC, brindando uma taça de vinho do Porto com seus alunos, entre conversas sobre viagens ao Brasil, à Europa, etc, como se fosse uma de nós. Dra., sou seu fã!

5 comentários: