quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Hábitos de um piauiense em solo conimbricense

Ja completamos mais de 02 meses do lado de cá do Atlantico, e inevitavelmente você vai se acostumando com a vida nova, de forma que vai acabando o encanto inicial, ao passo que vai surgindo uma rotina. Desta forma, certas vezes você até "esquece" que tá tão longe de casa. Entetanto, morar em outro continente, do outro lado do oceano, certamente faz com que você incorpore novos hábitos em seu dia-a-dia. Fato que inegavelmente vem acontecendo conosco desde o marcante 22 de setembro de 2009. Vai aí um TOP FIVE de hábitos lusitanos que sempre me fazem lembrar que estou BEM longe de casa:


5 - A segurança. No lugar que eu moro, todos deixam seus quartos com as portas abertas, nao importando o que tenha dentro dele: dinheiro, roupas, computador, objetos pessoais, etc,etc. Outra situação que marca isso é quando saímos à noite: voltamos caminhando em plena madrugada, sem nenhum medo de assaltos ou algo do tipo.É uma coisa muito rara por aqui. No começo nós brasileiros tínhamos um pouco de receio, mas esse é dos hábitos que já tenho como dos mais "normais".


4 - Agasalhar-se. Em Teresina poderia ir pra qualquer lugar com jeans,camiseta e tenis. Se quisesse ir na farmacia,supermercado,posto de gasolina,etc,etc, vestiria a primeira camisa que encontrasse e calçaria o chinelo. Em temporadas de outono/inverno europeu você precisa preparar-se psicologicamente pra ir ao Pingo Doce, por exemplo. Depois, calçar um tenis, um ou dois pares de meia, vestir o jeans por cima do calção, vestir duas camisas de manga longa e jogar o casaco por cima. Depois de toda essa preparação voce está apto à sair de casa.

3 - Tomar água da torneira, que é potável. Ir à pia do banheiro pra encher o copo de água e matar a sede é um hábito que demora pra deixar de ser estranho. Certa vez contei isso para um amigo de são luis e ele me respondeu: que besteira,porra! Tu passou 3 meses bebendo água da CAEMA e saiu daqui bonzinho!! Que que tem beber água da torneira?!!?

2 - Não usar a geladeira. Logico que para algumas coisas é imprescindível o uso da geladeira, mas é fato também que o uso dela é bem menor. Se voce quer beber um suco, agua,vinho, cerveja e etc, você só precisa abrir e beber, pois a bebida já vem numa temperatura adequada.Não há necessidade de colocar na geladeira, a menos que voce queira se sentir com mais frio ainda.

1 - Esse é o campeão: o banho. É algo inconcebível para brasileiros/nordestinos, tomar uma quantidade inferior de 3 banhos por dia. O fato é que aqui a média é de 1 banho por dia. Dois banhos em raros casos. E isso por que somos brasileiros, por que raramente vejo os portugueses que moram no meu andar ligando o chuveiro.




8 comentários:

  1. eu amaria poder andar pelas ruas, acho que gostaria de me "agasalhar", mas seria estranho beber água da tornreira, e o pior é ficar sem tomar banho. adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. lendo os posts, aos poucos estaremos tao familiarizados com esses habitos, rotina e costumes que até parecerá que ja vivemos tambem "do outro lado do oceano". beijooooo

    ResponderExcluir
  3. Quando eu tava no inverno chileno, acho que não usei 30% das roupas que levei na mala. Se fosse uma viagem ao Piauí, eu praticamente teria que lavá-las lá.. uahauhuhauha. Adorei o post. Beijos, cidadão conimbricense.

    ResponderExcluir
  4. Top 5! Rá, ficou muito legal!

    Só que o 4 e o 1 não entrariam na minha lista... Haha

    Daqui a mais 2 meses podes fazer um top 10. que tal?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Quero ver o brasileiro/nordestino que vai ter coragem de tomar 3 banhos por dia aqui. O cara nem sua... Mas quando se entra debaixo da água quente não se quer mais sair...

    ResponderExcluir
  6. adorei!!!cm ta td caballero???da noticiasss
    bjim

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Adoreeeei esse post, berto!

    ResponderExcluir