segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fitas queimadas

Coimbra parou por uma semana. As ruas estavam sempre cheias, nunca tinha visto tanta gente de fora como vi nessa semana de Queima das Fitas. (Coimbra já tem gente do mundo todo, mas nessa época bate recordes). Alguns dias enquanto eu estava indo pras aulas alguns estudantes estavam voltando das farras. Coimbra pára, mas o mestrado não parou completamente (tive aulas normais, mas ainda bem que nenhuma apresentação coincidiu com essa semana).O saldo geral é muito positivo. As pessoas ficam mesmo mais animadas, especialmente os portugueses.
Não é pra menos, a Queima é o   Carnaval deles! Mas sendo bem sincero, quem entende mesmo de Carnaval somos nós! A Queima é muito bacana, o Cortejo é muito diferente e muito interessante, mas em matéria de animação... 5 x 0 pro Brasil.  Falando em cortejo, que é realmente o auge da Queima... A festa começa por volta das 14 horas em frente ao pátio da Biblioteca geral, onde todos os carros ficam alinhados e iniciam o desfile. Dali vão descendo por toda a cidade, distribuindo comida e cerveja. É verdade que grande parte da cerveja é quente, e que eles estragam muuuuuuita cerveja dando 'banho' na galera. Mas também é meio impossível manter-se sóbrio... a cerveja vem de todos os lados..se você não bebe cerveja, banha com cerveja. Os sanduiches duram pouco tempo, mas dão algumas horas de sobre vida ao estômago.
Eu de fato nunca imaginei que a bandeira brasileira chamaria tanta atenção de uma forma positiva. Digo isto por que durante todo o trajeto, enquanto estava enrolado com a bandeira tupiniquim, chegaram várias e várias pessoas gritando 'Brasil' ou pedindo pra tirar foto. E não foram só brasileiros..foram também italianos, espanhóis, ucranianos, e até portugueses! Pena que as fotos foram tiradas das câmeras dessas pessoas que eu sequer lembro do rosto. 
Após o cortejo, que foi no domingo, tive aí dois dias de folga da queima (já tinha aproveitado quinta,sexta, sábado e domingo). Assim fiquei a segunda e a terça descansando. Na quarta a noite voltamos novamente ao Recinto e não foi surpresa nenhuma ver aquilo entupido de gente - mais uma vez. Essa foi a minha despedida da Queima, que durou até o sábado, mas que eu não tive condições físicas e nem financeiras de suportar.



Um comentário:

  1. Na última foto, é você ali escondido atrás da bandeira? hahaha

    ResponderExcluir