quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Queima das Fitas

Começa amanhã, à meia-noite do dia 07 de Maio de 2010, a tão aguardada Festa da Queima das Fitas em Coimbra. É uma das festas académicas mais famosas e tradicionais do mundo - se não a maior. Mas então, o que raios é esta Queima das Fitas? Trata-se de uma espécie de celebração da formatura dos estudantes de Coimbra.  O nome vêm da cerimônia da queima das Fitas que os alunos usam coladas as suas pastas. As fitas têm um sinonimo que causa bastante polémica: grelos. Assim, há sempre a velha piada: quando vais queimar os grelos? hehehe A Queima inicia-se com uma Serenata no pátio da Sé Velha, na meia-noite da Quinta para Sexta. Conforme pode ser visto no vídeo, é um momento de muita emoção, pois trata-se da despedida da vida universitária em Coimbra.

A partir da sexta-feira, durante uma semana, numa estrutura - denominada de Recinto- montada próxima a Ponte de Santa Clara ocorrem diariamente vários shows de artistas nacionais e internacionais. Esse ano os destaques internacionais são o rapper Shaggy e a brasileira Daniela Mercury.

No domingo há sempre o auge da festa: o cortejo! Todos os cursos constroem carros alegóricos e saem desfilando pela cidade, desde o Pátio da Universidade, distribuindo bebida e comida de graça para toda a gente. Dizem os portugueses que esse é o dia que mais se consome cerveja em toda a europa, superando inclusive o Oktoberfest na Alemanha.
Para os sobreviventes, que aguentam todo o trajeto do cortejo, e mais os shows no Recinto, na segunda-feira pela manhã há a Garraiada: Os resistentes da noite dirigem-se para a Figueira da Foz  (50km de Coimbra) de comboio, e numa primeira parte do evento os fitados passeiam-se pela arena agitando orgulhosamente as suas fitas, segue-se uma Tourada, culminando na dita Garraiada, um confronto entre o homem e o animal.
Desde o começo de abril a cidade já não fala de outra coisa!  Surgem vários outdoors, começam vários eventos pré-queima, e toda a gente já se põe ansiosa. Na semana da queima os professores evitam marcar aulas, pois sabem que não adianta tentar, os alunos não vão comparecer. Sendo assim, tive hoje, quarta-feira, a ultima aula da semana. Só terei aula novamente na quarta-feira.
Não dá pra esconder a ansiedade por esse evento. Desde que cheguei aqui todos sempre diziam: esperas a queima e vais ver a loucura que isso é. Pois. Chegou a hora!Começou o Queima das fitas SPIRIT :D






4 comentários: