sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Emprego!

Depois de quase 04 meses de muita procura eu, enfim, consegui um emprego. Bom, nao era nada do que estava nos meus planos, mas quem não tem garfo come com colher... O que eu queria era um emprego com horario e salario fixos, mesmo que ganhasse pouco, mas que desse pra conciliar com os estudos e as aulas. Mas o que eu consegui foi um emprego de vendedor pra receber por comissão. A vantagem é que o horário é flexível (de 16 as 21), e não vai me atrapalhar com as aulas e nem com os papers. A desvantagem é receber por comissão. Resumindo: se eu nao conseguir vender, não recebo. Ontem foi o 1o dia. Na verdade fui pra olhar o trabalho dos outros e ver como é. A empresa se chama ZON MULTIMÉDIA e é uma operadora de tv a cabo, por satelite, internet e telefone. Eu tenho que vender os pacotes. Pelo que percebi ontem, o produto tem uma boa aceitação e, diferentemente do Brasil, as pessoas parecem ser muito mais receptivas com vendedores que lhes batem a porta. Eu faço parte de uma equipa de vendas, formada por eu e mais 3 portugueses. Um deles é o chefe da equipa, e prestamos conta ao nosso coordenador. O esquema de trabalho tem um método que achei interessante.Partimos os 04 num carro fornecido pela empresa, vestindo a roupa fornecida pela empresa (um casaco, um impermeavel, uma pólo e um crachá), para as aldeias (aqui é como eles chamam as cidades menores proximas) de Coimbra. La chegando, o carro fica encostado e cada um caminhando por uma rua e depois voltamos pra nos encontrar no ponto de partida. Num dia faz-se a panfletagem e no outro dia batemos à porta: Olá, sou fulano, trabalho na zon. O senhor estaria interessado em tv por satelite? Sáo X canais por apenas X euros, etc,etc etc ". Como já disse, as pessoas em sua maioria são mais receptivas. Até por conta da segurança. No Brasil ninguém abre a porta de casa pra um vendedor depois das 18hrs. Aqui abrem, e se vc deixar, contam a vida inteira pra vc! Eu acompanhei o José e ví que tenho muito que aprender. Pra ser vendedor tem que ter lábia e paciencia. Mamae costuma me dizer que papai do céu vive me testando. Pois, vou encarar isso como um teste e como um aprendizado. Vou aprender a ser mais paciente pra conseguir vender, o que vai me ajudar em muita coisa na vida também.. Se não der certo eu saio sem ter me prejudicado em nada..em fevereiro vou estar de ferias mesmo. Pelo menos vou ter gasto muitas calorias caminhando porta a porta hehe

3 comentários: