quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Aulas

Depois dos passeios, da alegria e dos bons momentos, vem a calhar falar do real motivo que ate aqui me trouxe: o mestrado.

Antes de virmos pra cá, muito se falou: o mestrado é puxado, os professores são carrascos, isso e aquilo. Por enquanto não dá pra falar que professor é carrasco e que professor não é. A carga horaria de aulas é bem pequena: são 4 matérias, sendo 2 obrigatórias( no meu caso "Direitos Fundamentais" com o todo poderoso Canotilho e "Instituições do Poder Político) e 2 optativas (peguei Direito Civil-parte geral- e Processo Civil- processo declarativo, ou para nós, processo de conhecimento.) Cada matéria tem uma aula de 3horas por semana, totalizando 12 horas/semana. Tão reduzida carga é compensada pela ampla gama de bibliografias recomendadas.
O começo, nao sei para os outros, mas para mim tem sido bastante difícil. Primeiramente pelo sotaque do professores. Há que se fazer um esforço mental muito grande para nao se perder nas sílabas fechadas e na rapidez da pronúncia. Superado esse obstáculo, encontra-se outro ainda mais complicado: o conteúdo. Resumindo: muitas vezes não entendo o que eles estao a dizer. E quando entendo o que dizem, nao entendo o que eles querem dizer. Vocês me entendem?
Por muitas vezes me sinto completamente perdido. Sao tantas teorias, tantas leituras e noções(para eles básica) desconhecidas por mim até então. As avaliações a base de "Papers", que sao os nossos famosos seminários. Logo no começo eles ja dividem as datas e determinam que nós procuremos um tema dentro da disciplina. Sendo que ninguém sabe precisamente tudo que a disciplina engloba. Tipo "voce vai dar aula sobre um tema tal dia. Boa sorte na escolha do tema e na apresentação". Pronto, daí tu te vira pra achar um tema. E ai? Como é que faz? "Eu nao to entendendo nem sua aula,prof. Como vou dar uma?" É só um pouquinho desesperador.
A impressão que eu tenho é que eu dei um passo fora do meu alcance. Que eu ainda tou mt cru pra fazer um mestrado. Que devia ter esperado mais um pouco. Mas vai dar certo. Só vai ser mais dificil do que eu pensava.

A proposito, amanhã vou assistir uma palestra de um constitucionalista alemão. chamado Gerhart Baum sobre "Os direitos fundamentais no contexto da integração européia. Vai ter tradução simultanea, mas acho que vou continuar sem entender muita coisa. hehehe Mas vou lá, né? é de graça mesmo!

4 comentários:

  1. Será mesmo que não entederás? Já estás a falar como eles. :p

    ResponderExcluir
  2. Berto! Vai dar tudo certo, po! E como aí não é Teresina, com todas as distrações, tu vai ter um bom tempo para se distrair com as recomendações bibliográficas...

    ResponderExcluir
  3. O difícil vai ser só comeaçar, tu vai ver :) MAIS Sorte! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. andar com fé eu que a fe nao costuma faiá. vai com fe, que coragem voce tem pra mais do que isso.
    beijo

    ResponderExcluir