sábado, 3 de outubro de 2009

Devaneios de um errante

Como já foi dito no post anterior, estive no Porto durante esses dois dias. Yuri e Arthur não puderam ir, então viajei sozinho mesmo. Viajar sozinho tem seus pontos desagradáveis, especialmente na hora de tirar fotos: os portugueses nunca conseguiam me enquadrar na paisagem e a foto saía pela metade. Mas tirando esse pequeno detalhe, foi de fato bastante proveitoso. Passei um dia inteiro rodando pelas ruas do Porto, conversando apenas com meus próprios pensamentos. È um lugar fantástico. Acho que o lugar mais bonito que estive. Por vezes eu me sentava em alguma praça e começava a observar as pessoas, as paisagens e tudo ao redor. E a única conclusão que eu chegava era de que eu estava tendo um privilégio muito grande de ter essa oportunidade. Tudo na Europa é histórico, é tradicional. A nossa história está intimamente relacionada à deles. Era como se eu fizesse a ligação entre tudo que ocorrera na história do Brasil. É como eu estar vendo a fonte de todas as decisões, a razão de todos os rumos que por eles nos foram dadas. Os monumentos aos Reis, as igrejas construídas com o nosso ouro, os prédios majestosos, etc.
A Europa é cosmopolita. Aonde você vai, encontra cidadãos das mais variadas línguas e culturas. À minha frente um alemão, ao meu lado um casal de italianos, logo ali um Frances. Olha ali 02 japoneses! O fato é que nós sempre imaginamos um Mundo bem grande, com pessoas e culturas de todo o mundo. Mas imaginar é bastante diferente de ver. E quando me deparei com isso tive um choque muito grande, um baque na cabeça. É Difícil assimilar tudo isso, mesmo pra quem foi alfabetizado em boas escolas e tem noção da globalização através da TV e da internet. Mas repito, é talvez uma oportunidade única, e que por enquanto tem me emocionado bastante. Certos lugares me causaram arrepio pelo simples fato de eu estar pisando lá. A ficha ainda não caiu completamente. As pessoas sempre me perguntam o que estou a achar, ou qual foi a minha primeira impressão. E a resposta se resume a uma exclamação/indagação: “que que eu tô fazendo aqui!?!?!?”
Obrigado papai e obrigado mamãe, por terem me preparado desde cedo para ter uma oportunidade como esta.

7 comentários:

  1. É nessas horas que a gente enxerga certas coisas que só acontecem em Teresina... rs. beijo e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. ora, "o que estou a achar", kkkk já estáa colocando o plano em prática, hmm?! hahah
    beijoss, mp

    BIANCA

    ResponderExcluir
  3. muito interessante!!

    plano?

    ;**

    ResponderExcluir
  4. Alguns dias é pouco tempo. Mas se eu puder, um dia, eu vou mesmo. :D

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto... até me emocionei tbm.

    Fico feliz por estares tendo esta experiência.. quem sabe um dia sou eu? =D

    Abraçooo

    Rosana

    ResponderExcluir
  6. mt bacana os posts berto!
    sucesso pra ti kra!
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Berto... Tudo bem...
    Tô acompanhando seus textos... Excelentes...
    Estou torcendo pelo sucesso de todos da nossa turma que estão por aí...
    Felicidades...
    Nathália Arima

    ResponderExcluir