domingo, 11 de outubro de 2009

O primeiro pensamento

Deixando um pouco de lado a narração das aventuras, o foco deste post torna-se uma breve reflexão sobre um trecho de um livro que estou a ler desde que cheguei aqui. Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. O trecho em questão é o seguinte:
"se antes de cada acto nosso nos puséssemos a prever todas as consequencias dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois a imagináveis, nao chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar. Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vao-se distribuindo, supõe-se que de uma forma bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já nao estaremos para poder comprová-lo, para congratular-nos ou pedir perdão, aliás, há quem diga que isso é que é a imortalidade de que tanto se fala"

Ora,ora. Trecho que combina demais com a loucura que tem sido minha vida nesse ano de 2009. Primeiramente, se eu tivesse feito o que diz o autor, jamais teria saído de Teresina para ir morar em São Luis. E tampouco sairia do Brasil para vir morar aqui. O fato é que as vezes precisamos muito mais de coragem do que planejamento, embora este não seja prescindível. Digo isso por que a minha vinda pra cá foi efetivada muito mais a base de coragem do que de planejamento e segurança. Até de doido me chamaram. Mas quanto a isso,tou acostumado, ja que me chamam assim há muito tempo. E como diz Saramago, as consequências das minhas atitudes (loucas ou não) vão se diluir pelos dias do futuro e aí espero que tudo tenha valido a pena



3 comentários:

  1. Eu queria ser doida assim... kkkkk
    Vai valer a pena! ;**

    ResponderExcluir
  2. tudo vale a pena se a alma nao eh pequena

    ResponderExcluir
  3. como diz Magnetus acima, citando o magnifico portugues, Fernando Pessoa; Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Leia-se dessa pérola que somente as nobres almas tem a sensibiliade para abstrair o melhor do menor. Voce certamente é uma dessas nobres almas. Verá ao final que terá valido a pena sim, E MUITO!!!

    ResponderExcluir