segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Carta a um lusitano

Meu caro amigo portugues,

Quando leres estas linhas, nao torças o nariz ao perceber o meu "dialeto brasileiro", apenas perceba que é um "dialeto" mais aberto, mais compreensível e mais feliz, assim como nosso povo.

Meu caro amigo português,
Não sejas tão sério, não te feches tanto. Afinal, sorrir, brincar, se relacionar com as pessoas de forma simpática e alegre não faz mal algum.

Meu caro amigo português,
O mundo já está de cheio de grosserias, de pessoas que não se toleram, que não tem paciencia alguma umas com as outras. Não cabe a um povo tão importante na história fazer parte dessa massa.

Meu caro amigo português,
Diga aos portugueses que não parem de velejar. Se pararem não encontrarão mais as Indias. Se o desespero apertar, não se esqueçam de apertar o botão de socorro, pois a União Européia virá no Submarino Amarelo para vos salvar.

Meu caro amigo Português,
Nao te julgues superior a mim por terem os teus ancestrais os meu colonizado. Lembre-se que o mundo continua navegando, e que hoje em dia, navegar é ainda mais preciso.

Meu caro amigo Português,
Nao te esqueças que é o ouro brasileiro que está pendurado nas paredes de tuas magnifícas catedrais.

Meu caro amigo Português,
Não te esqueças de que o teu sangue corre no meu. Tenho muitos dos defeitos que tu tens porque tu me destes. Por isso não me julgues por aqueles que nós dois temos.

Meu caro amigo Português,
Não penses que o gigante Brasil se resume à um punhado de coisas. Há uma infinidade de pessoas e costumes no Brasil. E, assim como em Portugal, há gente boa e gente má.

Meu caro amigo Português,
Aproveite que tens parentes(mesmo distantes) no Brasil, e faça-nos uma visita. Garanto: será acolhido de braços abertos por todos os brasileiros.

Meu caro amigo Português,
Nossos passados se confundem. Nosso futuro não. Na corrida das navegações, a Caravela Brasil( que é própria, e não emprestada de espanhois/italianos) não está parada. Ela veleja sempre, numas vezes mais devagar, noutras mais rapidas, mas sempre mais rápido do que a que vocês tomaram emprestada. Digo a voce, meu amigo: já passamos por muita dor.O Bojador já nos é há muito merecido.

Cordialmente,
Seu amigo brasileiro


7 comentários:

  1. Mas você nem usou tanto o "dialeto brasileiro"...
    Texto bonito. Eles são tão chatos assim? ;*

    ResponderExcluir
  2. Texto bonito. Eles são tão chatos assim? ;* (2)

    ResponderExcluir
  3. O Berto foi, como um digno brasileiro, até bem simpático com eles. Ótimo texto, irmão de luta. No ritmo que navegas, Arthur perderá seu posto de poeta da turma. Heheheheh. Abraços de seu vizinho. Yuri.

    ResponderExcluir
  4. valew Berto. Vá em frente, em breve teremos um novo autor no mercado. ahahahhahahahah

    ResponderExcluir
  5. O "dialeto brasileiro" é a maneira de tratar o outro com um mínimo de delicadeza, empatia...
    Nem todos portugueses são "tão chatos assim"(principalmente os bêbados!).... muitos deles são solícitos, outros até bastante críticos pra entenderem que muito da mentalidade e de certos costumes portugueses precisam ser revistos p/ q Portugal deixe de ser a "cauda da Europa".Mas esses portugueses ainda não existem em nímero suficiente... Em Coimbra, a central de táxi é um orelhão no meio de uma praça barulhenta - o sistema de mototáxis de Parnaíba consegue ser bem mais eficiente! Nossa criatividade e maleabilidade se adapta mto mais aos dias d hj q o tradicionalismo deles - e nós ainda somos a "província ultramarina"...
    Moema Rocha

    ResponderExcluir
  6. O BLOG naterradoCamoes tambem é cultura. Que comentarios! Valew d+

    ResponderExcluir
  7. Fiquei pensando agora que realmente a educação é o melhor investimento. Ter ver escrevendo tão bem me dá orgulho de dizer que é meu sobrinho e, portano, que o meu sangue também corre no teu.
    Abraços
    Silvan

    ResponderExcluir