domingo, 8 de novembro de 2009

Comendo em Coimbra (parte I)

Ponto que muita gente me pergunta é sobre a alimentação por aqui. Bem, vamos lá.
Existem 2 grandes supermercados em Coimbra que são tidos como os mais baratos: Continente e Pingo Doce. O continente tem mais variedade, mas o Pingo Doce fica a 5 minutos da minha morada, então é lá que sempre vou. Eu acho as coisas bem baratas no supermercado, por que até se voce converter pro Real vai ver que ficam mais ou menos no preço do Brasil. A grande vantagem desses supermercados é que eles oferecem produtos com a marca do supermercado. Por exemplo, ao invés de eu comprar um achocolatado da Parmalat, eu compro um do Pingo Doce! Da mesma forma como o pão, a manteiga, o guardanapo, papel higienico, suco, biscoito, VINHO( mas o tema bebidas alcoolicas vai ficar pra outro post). Pra voces terem uma ideia de preço:
- uma caixinha de 1,5L de suco de laranja da marca Pingo Doce - 1 euro(algo em torno de R$2,60).
- Um pacote de pão de forma integral com 360g custa 59 centimos (aqui não se chama "centavos", e sim, "centimos").
- O kg do queijo mussarela pingo doce custa 4,60 euros, e por aí vai...

Uma coisa interessante é que os produtos "magros" (denominação que eles usam para os produtos "light") tem praticamente o mesmo preço dos produtos "gordos" (que no caso, sao os produtos normais), o que muitas vezes ativa o meu espírito saudável (no entanto, advirto, jamais comprem IOGURTE MAGRO, é horrível). Outro aspecto peculiar é que aqui praticamente não se come presunto. Ontem mesmo vi pela primeira vez presunto no pingo doce , e o kg era15 euros. Existe um substituto genérico para o presunto, que é o Fiambre( 5 euros/kg). Mas eu sinceramente não gostei dele, por isso tô me agarrando ao salame( 4,70/kg )

Como alguns ja devem saber, na minha morada não existe fogão, apenas um microondas e uma sanduicheira que sempre consegue destruir meus sanduiches ao inves de esquentá-los. E aí é que entra a parte do junkie food: munidos apenas destes dois aparelhos, fica complicado manter uma alimentação saudável por aqui, o que explica o fato de que,apesar de eu estar comendo pouco, nao estar emagrecendo.
No café da manhã , como geralmente estou apressado e em cima da hora, tomo copo de iogurte ou suco de laranja e umas torradas com manteiga.
O almoço quase 100% das vezes é feito nas cantinas da Universidade de Coimbra(UC), das quais tratarei na parte II deste post.
Pro jantar alguma comida aquecida no microondas, tipo lasanha( 3 euros - bandeja de 1kg, que equivalem a 4 porções) e pizza ( 3 euros -2 porções) ou um sanduiche feito na tal sanduicheira.
Tenho me livrado de um hábito ruim que tinha no Brasil: o refrigerante. Praticamente nunca tomo refrigerante, pois no supermercado só compro iogurte e suco de laranja. As poucas vezes que tomo refrigerante é quando janto fora, o que só acontece em raras noites de domingo.

No proximo post vou falar mais sobre os hábitos alimentares portugueses e sobre as Cantinas da UC.




3 comentários:

  1. tô adorando descobrir como é a vida pro aí. :p

    ResponderExcluir
  2. esse menino vai voltar c mestrado em direito e um bom nutricionista da pingo doce

    ResponderExcluir
  3. Detalhe..o Pingo Doce é do Grupo Pão de Açúcar...

    ResponderExcluir