sábado, 19 de junho de 2010

Da série "Grandes amigos que fiz em Coimbra " - parte IV

O post de hoje é mais uma homenagem dupla a pessoas que me marcaram nessa travessia. Ironicamente, as duas vêm do mesmo lugar que eu, ou seja, Teresina - Piauí.
Momó e Naná vieram juntas, mas separadas dos outros 6 piauienses (eu e mais 5) que vieram pro mestrado. Isto por que elas não vieram para fazer mestrado, mas sim para fazer intercâmbio, o famoso e invejável ERASMUS.
Por algumas coincidências do destino acabamos fazendo parte do mesmo grupo, e saindo sempre juntos. E foram pessoas que sempre estiveram presentes na minha vida enquanto estiveram em Coimbra.
A Nayhd - que ninguém nunca pronunciou correctamente o nome e que por isso ficou conhecida como Naná  - foi sempre a fotógrafa do grupo. Não era de falar muito, mas estava sempre ali  com seu jeito doce e com sua maquina fotográfica registrando todas as paisagens e todos nossas estripulias.
A Moema é com certeza uma das mulheres mais inteligentes que eu já conheci na vida. E isso foi a  primeira coisa que me chamou atenção nela. No entanto, não foi só isso: ela é doce, é meiga, é educada, é companheira. Palavras até faltam para dizer a importância que a Moema teve nessa aventura conimbricense. Nos seis meses que ela ficou em Coimbra esteve sempre ao meu lado, sempre, sempre. Foi ela uma das pessoas que mais me deu apoio quando eu mais fraquejei. Esteve ali sempre firme, sempre tentando acalmar os meus impulsos e me fazendo enxergar o lado bom das coisas através da sua filosofia  do "Imagina que podia ser pior".
Guardo lembranças e mais lembranças: da casa da dona Augusta,da fome habitualmente inesgotável, das torradas e das pipocas, do arroz temperado com fialhoza, dos chocolates roubados, da distância na subida das ladeiras, do silêncio cúmplice, da chuva de granizo na ponte do Porto, dos cochilos estratégicos dentro da igreja do Porto e do Casino em Figueira da Foz...
As lembranças não voltam, eu sei. Mas me conforta muito saber que essas pessoas não vão sair da minha vida tão fácil assim, afinal de contas estou voltando pra Teresina :)

2 comentários:

  1. Que fique bem claro que não era eu quem roubava os chocolates dele....:p
    Como eu não tenho nenhum blog, não vou responder da mesma forma. Só posso mandar um xero bem grande pra esse mestrando que ainda não saiu da minha vida, mesmo com um oceano de distância.
    =***

    ResponderExcluir
  2. Professor, tu é demais!
    Nayhd

    ResponderExcluir