segunda-feira, 14 de junho de 2010

Gala dos Mestrandos de Ouro e "Grandes amigos que fiz em Coimbra " -parte III

Seguindo a série, sem seguir a regra que eu mesmo tinha criado, dedico algumas linhas deste querido blog aos meus amigos portugueses.
Antes uma introdução sobre a turma de processo declarativo.
Como já aqui disse, os alunos do mestrado matriculam-se em 4 cadeiras, duas obrigatórias ( no meu caso, as de constitucional) e duas optativas. Uma dessas optativas é processo declarativo. Desde o começo as aulas eram fantásticas, porque além de ser sobre um tema que me interessa muito, tínhamos um excelente professor: o Dr. Miguel Mesquita. E assim, com um assunto interessante e um professor aplicado, o ambiente na turma foi se tornando cada vez mais agradável. A ala portuguesa começou a misturar-se com a ala brasileira e o resultado foi um enorme carinho e uma festa pra lá de inesquecível.
No dia 04 de junho fizemos um almoço em homenagem ao Dr. Mesquita, demos a ele um presente e confraternizamos com a malta. Já naquele dia tive uma sensação excelente, por que foi uma coisa bastante agradável, e ver o Dr. Mesquita com lágrimas nos olhos e a sair para dar um abraço em cada aluno foi uma coisa que me marcou. No entanto,a grande surpresa foi o anúncio dos MESTRANDOS DE OURO, idéia criada pela Mariana Dias, Diogo e Ana Couto. As categorias criadas foram: melhor apresentação, melhores intervenções, jovem processualista revelação, mestrando simpatia, melhor mestrando brasileiro e sorrisinhos cúmplices.(A título de informação, fui nomeado para a categoria de 'melhores intervenções' e para a de 'mestrando simpatia' - quem diria hein? Berto Igor e simpatia na mesma frase?!) .A votação foi feita através de formulários e o resultado seria divulgado num churrasco em minha laje.
 
(Nas linhas que seguem,  tento, inutilmente descrever algo indescritível. Tudo que aconteceu não é possível de ser transmitido por meras palavras.)

A maior surpresa era a grande estrutura que conseguimos montar para o evento: palanque, microfones, caixas de som, trilha sonora, iluminação e mais alguns prémios surpresa.

A grande gala se iniciou após o churrasco, quando o sol deu lugar a uma noite agradável e sem chuvas! Os dois apresentadores foram para os camarins e eu anunciei a entrada deles.

Diogo e Mariana estavam a conduzir a cerimónia enquanto eu estava ao lado como responsável pela trilha sonora. Ver a cara de surpresa de toda a gente com aquilo foi impagável. Todos alegres, todos interagindo, dançando, tirando fotos e sorrindo!
Tudo se iniciou com a entrega de diplomas especiais para todos os membros da turma.

Entregaram-se os 3 primeiros prémios, que foram: Melhor apresentação, vencido por Paula Santos; Melhores intervenções, por Diogo Ramalheira e Mestranda simpatia, por Rosangela Zuza.
Daí mais algumas surpresas, que era uma homenagem a tesoureira da festa e leitora de todos os posts deste espaço, Ana Couto, que ganhou uma revista falando de redes sociais (ela que é avessa à facebook e redes do género).
Logo em seguida uma homenagem do Diogo ao seu companheiro de apartamento, Nuno Morna. Uma moldura com todas as citações absurdas que este impagável cidadão fala no dia a dia. O Nuno aliás foi uma grande personagem da festa. Em pé em cima da mureta sempre a dançar e a falar qualquer coisa engraçada! A entrega de mais um prémio surpresa veio logo depois, quando Dayana Azevedo provou que ser fashion também dá direito a prémios!Ponto alto da festa foi também o discurso da Mariana Dias que nos disse que teve suas expectativas superadas, e que o ano de agora foi melhor que o anterior, e muito disso se devia a todos nós.
Continuou a festa de Gala com o prémio de sorrisinhos cúmplices, com a vitória do grupo do Nuno Morna, Mariana Morna e Diogo Ramalheira. Coube ainda um protesto por parte do 2o colocado, grupo formado por Rafael, Ana Amelia, Rosangela e Alice. O Rafael, após a derrota, afirmou ter sido colocado com aquele grupo injustamente, pois ele estava sempre atento às aulas, e não com conversinhas paralelas.



Entre a entrega de um prémio e outro havia sempre alguma coisa que não estava no script, como por exemplo, as falas do Nuno. Numa dessas ele foi ao microfone dizer que o Berto quando ia para a casa tinha que atravessar o Equador e que no hemisfério sul as pessoas ficavam de cabeça para baixo. Falou do meu hábito de praticamente abandonar a mochila e usar a pasta, que provava minha total aculturação portuguesa (A explicação é que só quem usa mochila são os brasileiros. Os portugueses só usam pastas), além de algumas expressões que eu incorporei ao meu vocabulário ("pois", "opá, mas é assim" ). E aí veio a surpresa que eles tinham preparado a mim, que era a entrega do prémio de "brasileiro mais fixe,pá!" Tradução: fixe é o mesmo que massa, bacana. Me pegaram mesmo de surpresa, pois eu achava que estava a par de todos os detalhes da festa, e no script não constava esse prémio. Nem preciso dizer que fiquei muito contente por ter recebido essa homenagem! O prémio é um vinho com um rótulo personalizado com o slogan da festa e o nome de cada vencedor! Genial
Seguiu-se ainda a entrega dos dois últimos prémios, o de "Melhor Mestranda Brasileira", vencido por Alice Iorra e o de "Jovem Processualista Revelação", vencido por Paula Santos (de novo!!!)
Após muitas brincadeiras sempre fora do script, encerramos a festa com uma surpresa, mas desta vez para Diogo, Mariana e todos os portugueses. Fiz um discurso e no final cada brasileiro entregou a um português uma foto da turma com uma dedicatória no verso. Depois disto, pra mim, o grande momento da festa: o abraço colectivo!
Foi uma forma muito simples de homenagear essas pessoas que nos fizeram 'queimar a lingua'.  Creio que isso ficou bastante claro no discurso, mas eu queria deixar isso claro aqui também. Quem leu os meus posts desde o começo sabe bem do que eu tou a falar. No começo não me dei bem com os portugueses, mas agora vou embora de Coimbra com outra impressão deles. São pessoas fechadas, é verdade. Pessoas que demoram mais a se enturmar e demonstrar confiança. Mas os que fizeram parte dessa turma- e mais alguns que conheci aqui e que não vale a pena citar nomes para não correr o risco de esquecer algum-  são pessoas espectaculares, correctas, com um coração "bué imenso" e que nos trataram muito, mas muito bem. E é isto que eu quero levar ao Brasil, na esperança de ver alguns de vocês por lá, e recebê-los na minha casa!

p.s: meus amigos, caso eu tenha esquecido de algum detalhe ou passagem importante, me ajudem nos comentários :)
p.s 2: caso queiram ler o discurso, basta clicar aqui

6 comentários:

  1. Bem Berto, fica difícil de comentar...

    Considero-te um excepcional ser humano!!! A descrição da gala tá perfeita e, no teu discurso, quase chorei!!!!

    Já tou cheio de saudades, ficam todos no meus coração e aprendi imenso com vocês!!!

    Foi o meu último e melhor ano de Coimbra...

    Foi um prazer enorme apresentar a gala e se achei, desde o momento em que a ideia me surgiu, que a turma merecia, agora, depois de tudo isto, acho que foi uma das melhores e mais justificadas ideias que tive!!!!!!

    Mas é assim...pá!!!!!

    Grande Abraço Berto Caballero!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Berto, resumiste muito bem o que se passou no sábado :) e, se palavras faltassem, fica a foto do abraço de grupo para que não restem dúvidas!

    Como disse no meu discurso, já me sentia suficientemente sortuda e feliz por ter tido um ano tão bom como foi o que passou e por tudo o que vivi em Barcelona... mas este ano ensinou-me que, por muito boas que as coisas já nos pareçam, ainda podem ficar melhores e que Coimbra ainda tinha muito para me oferecer!

    Adorei conhecer-vos a todos e muito obrigado por terem contribuído para que me despeça de Coimbra com verdadeira saudade :) foi um prazer poder organizar a gala e fazer uma coisa assim em grande para terminar este ano lectivo! O teu discurso foi lindíssimo e também quase chorei.

    Continua a postar sobre as tuas experiências de Coimbra porque é muito giro acompanhar (e para a Ana poder ir vendo algumas fotos e ter alguma informação do que se passa lol, coitadinha...) ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu quero um mestrado assim pra mim!
    :D

    Moema

    ResponderExcluir
  4. AHH! Estou tão feliz! O meu nome aparece aqui duas vezes! ;) Que fofinhos que vocês são!! =) Se eu não fosse uma pessoa de ideias tão fixas, juro que criava um facebook! Mas quem sabe se, quando a saudade apertar, não me dê para isso! ;P
    Berto, parabéns pelo blog, pela escrita, pela recepção na lage, pela carne, pela música, pelas surpresas e pelo discurso brutaaall! Nunca nunca te vamos esquecer!! Um beijinho enorme e um muito obrigada também a todos os restantes membros do clã brasileiro! Vocês são show de bola! ;) Love u all!

    ResponderExcluir
  5. Grande Berto,

    Não sou grande coisa a escrever discursos de partida, talvez porque detesto partidas e só de estar a puxar pela cabeça para exprimir aqui algo do que sinto, já me está a doer o coração...
    Mas pronto, não podia deixar de agradecer-te todos os bons momentos ao longo deste ano que será inesquecível e em especial este fim-de-semana que foi "escelente"...
    És um "gajo" muito porreiro e de uma alegria e boa disposição inigualáveis! O prémio que te foi atribuído foi bem merecido, pois achei fantástica a forma como conseguiste "aportuguesar-te"...

    Vai seguir o teu caminho, mas independentemente para onde fores deixarás sempre um bocadinho de ti nos nossos corações...

    O meu muito obrigado e um grande abraço deste amigo portuga que não te esquecerá...

    Miguel Domingos

    ResponderExcluir
  6. Como é bonito de ver essa confraternizaçao entre irmaos de cultura tao diferentes, o que demonstra que para que isso aconteça só precisa abrir o coraçao e deixar fluir a emoçao. Valeu demais Prof. Berto.
    Sonia

    ResponderExcluir