sábado, 5 de junho de 2010

Salamanca, Espanha!

Após o evento no sítio do Dr. Canotilho, aproveitando que já havíamos alugado o carro e percorrido metade do caminho, fomos - Natália (piloto oficial), Eu (co-piloto oficial, apelidado de "Javi"), Gustavo "minêro", Sinara e Isabella - à Salamanca, Espanha.
Minha empolgação para voltar à Espanha era grande. Talvez seja uma questão mesmo de sangue. O facto é que eu gosto da Espanha e gosto dos espanhóis. Talvez seja mesmo minha árvore genealógica falando alto, mas eu me sinto mais em casa lá do que aqui.
Já na entrada de Salamanca vê-se muitas construções na cidade, que é realmente muito bonita. O estilo é como o de Coimbra. Explico: é uma cidade repleta de estudantes, que gira em torno da Universidade, muito respeitada dentro da Europa, símbolo de tradição e transmissão de conhecimento.  Além disso é também banhada pelo Rio Tormes - tal qual Coimbra, banhada pelo rio Mondego. 
No entanto uma diferença logo de cara salta aos olhos: a conservação. Ao contrário de Coimbra - que tem construções belíssimas, porém, em estágio de ruínas - Salamanca conserva muito bem seus prédios: a universidade, a catedral, os mosteiros.
Chegamos por volta das 21 horas e ainda o sol estava a brilhar. Rapidamente nos acomodamos em um albergue e partimos para a rua em busca dos embalos de sábado à noite. Aproveitando o facto de que eu era o que melhor dominava o espanhol no grupo fui abrindo caminho na frente, perguntando o que havia de bom e onde seria. Mas a tarefa não era das mais difíceis. A todo instante éramos abordados por pessoas oferecendo flyers que davam a 1a bebida grátis para as mulheres até certa hora da noite. Até que achamos uma brasileira que nos explicou como funcionava a noite. Muito simples: os bares todos em volta da Plaza Mayor ficam cheios de gente até as 4 da manhã,e o interessante é sair rodando por todos - já que não se cobra a entrada. A partir das 4 toda a gente se dirige a duas boites e a festa vai até de manhã.
Nesta peregrinação pelos bares não havia nenhum com pouca gente! Todos lotados! Achamos um em especial onde passamos boa parte da noite: La chupiteria Bar. Em espanhol, chupito é o mesmo que shot, ou dose. Assim os chupitos de tequila por 1 euro fizeram a cabeça da galera. Ademais, a trilha sonora encaixou uma sequência de Michael Jackson que levou todo mundo ao delírio! E haja pique pra depois ainda ir pra boite, onde o cansaço nos venceu às 6 da manhã.
No dia seguinte acordamos depois do meio-dia e fizemos um tour pela cidade. Como ela é realmente muito pequena, e estávamos de carro, foi fácil conhecer os principais pontos turísticos de Salamanca. Deu até pra brincar de grupo de turistas guiados por uma guia super entendida em história. Fingimos ser um grupo de turistas passando pelas ruas enquanto a Natalia dizia "Mucha atención, señores! Esta puente fué construida por los romanos del siglo XVII durante la invasion de Cisjordânia!" A cara das velhinhas espanholas quando ouviram esse absurdo histórico foi impagável.
Fazia tempo que eu não viajava assim em grupo. Na maioria das vezes viajei sozinho, mas essa realmente foi muito divertida! 
Duro foi voltar pra Coimbra e lembrar que muitas obrigações académicas nos aguardavam!

3 comentários:

  1. hahahaha queria ver a cara das velhinhas =þ

    ResponderExcluir
  2. Berto, que tal abrirmos uma franquia lá no Brasil? Que tal "la chupeteria"?

    ResponderExcluir
  3. foi tudo ótimo... tudo lindo! o time não poderia ser sido outro! essa trip vai ficar na lembrança, com certeza! España, España... tudo de bom!!!
    JAVI, bora pra Itália enganar os turistas!!! hahahaha
    obs (protesto): eiii... eu tb falo espanhol! a sinara até me chamou pra ser a tradutora simultânea dela!!!

    ResponderExcluir